COVID-19: Plano de Contingência Nov 2021

 
 

Objectivos e Âmbito de Aplicação

O Plano de Contingência tem por objetivo definir diretrizes de atuação de forma a mitigar os efeitos de uma possível contaminação da população da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã em ambas as respostas sociais, Creche e Jardim de Infância, nos equipamentos “O Principezinho” e “Jardim de Infância da Marteleira” com o COVID-19.

O presente plano de contingência aplica-se a toda a população da instituição e a terceiros que se encontrem nas instalações da mesma.

A elaboração deste Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, assim como os procedimentos a adotar perante um trabalhador ou uma criança com sintomas desta infeção, devem seguir a informação disponibilizada nas orientações da DGS.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou estratégias de prevenção e mitigação de COVID- 19 para as escolas em Portugal. Este plano pretende, portando, prevenir futuras infeções, bem como reduzir o seu impacto no funcionamento da instituição caso se venham a verificar. A eventual ativação do Plano de Contingência será responsabilidade de um dos membros da Direção.

 

O que é a COVID-19 e os seus sintomas?

A COVID-19 é uma doença causada pela infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). A doença manifesta-se predominantemente por sintomas respiratórios, nomeadamente, febre, tosse e dificuldade respiratória, podendo também existir outros sintomas, entre os quais, odinofagia (dor de garganta), dores musculares generalizadas, perda transitória do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa infetada pode não apresentar sinais ou sintomas (assintomática).

Os estudos mostram que as crianças são tão suscetíveis à infeção quanto os adultos, no entanto apresentam por norma sintomas mais ligeiros da doença ou são completamente assintomáticas. Quanto às novas variantes apresentam um grau de transmissibilidade mais elevado.